top of page

Inteligência artificial e Impressão 3D na logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos

Hoje vamos falar de quatro possíveis mudanças proporcionadas pela inteligência artificial na logística, como a impressão 3D pode revolucionar a gestão de cadeia de suprimentos.

e como as organizações devem se preparar para aproveitar o potencial de cada uma delas.


1. Sistema para Robótica avançada e impressão 3D

2. Veículo autônomo

3. Gerenciamento e análise de dados e prevenção de riscos e erros

4. Automação e auxílio na comunicação externa (cliente) e interna


1. Sistema para Robótica avançada e impressão 3D



Utilização do braço robótico foi padronizado nas indústrias de produção autônoma, porém, há tendências e casos de sucesso em alguns países da sua implementação na logística, principalmente em gerenciamento de estoque e galpão, onde combinando com sistema de inteligência artificial, pode aumentar a produtividade em uma nova patamar, ao mesmo tempo, mantendo custo de operação muito mais baixa, diminuindo risco e aumentando a eficiência.


Impressão 3D revoluciona a gestão de cadeia de suplemento, onde consumidor pode adquirir produtos apenas comprando arquivo 3D e imprimi-lo em casa, sem precisar da logística, outra solução seria ponto de serviço de impressão 3D, onde fornecedor fabrica peças impressas de acordo com a demanda, diminuindo distância e eficiência da logística


As empresas de logística pode utilizar tecnologia como braço robótico para alocação internado de mercadoria no armazém, e tecnologia de impressão 3D para reposição de peças de manutenção e outras atividades do setor


As empresas de logística pode utilizar tecnologia como braço robótico para alocação internado de mercadoria no armazém, e tecnologia de impressão 3D para reposição de peças de manutenção e outras atividades do setor


-Porém, esse tipo de sistema tem uma fase de implementação com várias barreiras tecnológicas e sociais, onde necessita não só investimento monetária, e sim treinamento de novos recursos humanos para operação do galpão inteligente ou similar.


2. Veículo autônomo


Um dos fatores mais importante da logística é envolta da mão de obra do transporte, onde há várias camadas de problemas e soluções por volta de gerenciamento dos motoristas de veículo de transporte.


Umas das tendências inevitáveis seria a automação de veículos de transporte para aumento de produtividade, segurança e eficiência do serviço. Combinando com sistema de análise e planejamento de rotas e dados, pode revolucionar a forma que veículos de transporte se relaciona com a logística.


Para uma empresa se adaptar à automação do veículo, é necessário um investimento em pesquisa e desenvolvimento ou comprar soluções prontas no mercado, aos poucos, realizando testes de frotas pequenas e escalando o processo quando houver mais estabilidade. Porém, necessita cuidados e planejamento com questões de realocação da mão de obra humana


3. Gerenciamento e análise de dados e prevenção de riscos e erros


-Em 2020, onde flui dados em todo lugar no dia dia, um software de gerenciamento dessas informações em relação ao logística será cada vez mais necessária para se posicionar competitivamente no mercado.

Com a implementação do sistema, a inteligência artificial consegue analisar toda situação operacional, apontar pontos fracos e fortes do processo logística, gerar sugestão de aprimoramento e criar prevenção de possíveis riscos e erros no plano operacional da empresa, potencializando máximo a produtividade e eficiência


-Entretanto, a implementação de um sistema tão complexo necessita uma coleta de dados bem trabalhoso do histórica de serviço da empresa como base de informação para software de inteligência artificial, onde necessita alto investimento e mudança gerencial interno da empresa. Concluindo, é extremamente recomendado trabalhar em conjunto com uma empresa de software com experiencia anterior


4. Automação e auxílio na comunicação externa (cliente) e interna


Com a inteligência artificial, usando dados gerados no fator anterior, possibilita uma transparência de informação instantânea com cliente que está utilizando serviço, onde cliente pode acompanhar em tempo real (não só atualizações estacionais, e sim feedback instantâneo de localização, estado do serviço etc.), situação do seu produto ou serviço na cadeia logística (CRM)




-Implementação desse sistema vem em conjunto com gerenciamento e análise de dados, porém é necessária uma consultoria extra no experiencia e interface do usuário final para acesso de informações




Veja outros artigos sobre impressão 3D e industria 4,0


Cópia de Impressão 3D Print It 3D_edited_edited_edited.png
Cópia de Impressão 3D Print It 3D_edited_edited_edited.png
bottom of page